
O Brasil iniciou, nesta quinta (22), a contagem dos 28 dias cruciais para se declarar livre da gripe aviária. Se não houver novos casos nesse período, o país pode retomar exportações de frango com aval sanitário internacional.
O surto detectado em uma granja de Montenegro (RS) levou ao bloqueio de mercados como China e União Europeia. Agora, com a desinfecção do local concluída, o país entra em alerta máximo para não registrar novas ocorrências.

Segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a retomada será gradual: “Se tudo correr bem, os embargos poderão ser limitados ao local do foco inicial”.
A gripe aviária H5N1 não se transmite pelo consumo de frangos ou ovos, segundo autoridades. O Brasil, inclusive, nunca teve caso confirmado em humanos.
Atualmente, há três casos suspeitos em análise: em Santa Catarina, Tocantins e Ceará. Desde 2023, foram 2.883 notificações, com 166 confirmações — a maioria em aves silvestres.
A expectativa do setor é alta. Se nenhum novo foco surgir até o fim do prazo, o Brasil poderá retomar bilhões em exportações.