
A promessa é ousada: curar todas as doenças conhecidas até 2035. Essa é a visão de Demis Hassabis, ganhador do Prêmio Nobel de Química de 2024 e líder da Google DeepMind. Em entrevista ao programa 60 Minutes, da CBS News, ele afirmou que a inteligência artificial tem o potencial de revolucionar a medicina de forma sem precedentes.
Hassabis, ao lado do colega John M. Jumper, desenvolveu o AlphaFold2, sistema de IA capaz de prever com precisão a estrutura de mais de 200 milhões de proteínas humanas. Essa inovação permitiu avanços significativos na compreensão de como muitas doenças se formam — e como podem ser combatidas com mais agilidade.

Com esse conhecimento, o desenvolvimento de medicamentos pode passar a levar semanas, e não anos. “Acredito que um dia a IA será capaz de curar todas as doenças”, declarou Hassabis, sugerindo um futuro onde a tecnologia acelere drasticamente os avanços médicos.
O AlphaFold2 já é apontado como um divisor de águas na ciência e pode ser a chave para uma nova era da medicina personalizada, onde diagnósticos e tratamentos se tornem mais rápidos, eficazes e acessíveis.